Feeds RSS

Doe leite materno

Doe leite materno

Hora certa

Seguidores

Grata pela sua visita

sábado, 7 de agosto de 2010

Hospitais intensificam campanha para doações de leite materno





Por: Aurelio Carvalho

O banco de leite da Maternidade Marly Sarney, na Cohab, e do Hospital Materno Infantil, no Centro, está precisando de doadoras de leite materno para suprir as necessidades de estoque. A campanha “Doe leite materno” começou em janeiro deste ano, mas ainda não atingiu os resultados satisfatórios.

Segundo a enfermeira Miltra Rosa, do Hospital Materno Infantil, o ideal seria que cada banco de leite tivesse, no mínimo, 40 doadoras cadastradas. “Hoje vieram 10 mães nos procurar, mas nem todas tinham leite suficiente para doar. A campanha melhorou nosso estoque, mas ainda não atingimos nosso objetivo”, disse a enfermeira.

Na Maternidade Marly Sarney o banco de leite não está conseguindo fazer estoque. De acordo com Iranildes Rodrigues Costa, coordenadora do banco, mesmo com a campanha, o hospital está conseguindo enviar apenas dois litros de leite por dia para a UTI Neo-Natal. “O ideal seria que mandássemos cerca de cinco litros por dia, mas ainda não atingimos nossa meta. Muitas mães que estão tendo filho pela primeira vez não sabem que podem e devem doar. Basta que tenham quantidade de leite em excesso e sejam saudáveis”, explicou Iranildes Costa.

Hoje, o banco de leite do Materno Infantil possui 29 doadoras cadastradas. O número, apesar de ter crescido em decorrência da campanha iniciada em janeiro, ainda é pequeno para a necessidade do hospital.

Ivanice Pires Silva está com um bebê de 23 dias na UTI e teve sorte de conseguir o leite para seu filho, que nasceu com 1,85kg e agora já pesa 1kg. “Ele toma 15ml de leite a cada duas horas. Agradeço às doações e peço que as mães se sensibilizem e participem dessa maravilhosa campanha”, disse Ivanilce.

Para incentivar ainda mais as doações, o banco de leite da Maternidade Marly Sarney atende em domicílio. Para isso, basta que a mãe doadora ligue para o telefone 3213-2333 e solicite a equipe em sua residência. “A partir daí nós vamos até a casa da pessoa, fazemos o cadastrado, passamos as orientações de como a mãe deve recolher o leite, deixamos o material esterilizado e passamos uma vez por semana para pegar o leite doado”, explicou Irenildes Costa.

Links Patrocinados




Fontes:




http://www.jornalpequeno.com.br/2006/2/10/Pagina28556.htm

Campanha pretende aumentar doação de leite materno.

Agência Brasil*

- Cerca de 71 mil litros de leite materno foram doados, no ano passado, beneficiando mais de 100 mil bebês.
Ao todo, 65,7 mil mulheres foram doadoras durante o período de amamentação de seus filhos. Com a campanha nacional lançada nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde pretende ampliar esses números.

A maior parte do leite doado é destinada aos bebês prematuros e aos que estão internados. A coordenadora da Saúde da Criança do Ministério, Aléxia Ferreira, disse que a quantidade não é suficiente para atender a essas crianças no período pós-hospitalar e aos bebês de mulheres com doenças infecciosas, como a aids.

"É importante que, todo o tempo, nós tenhamos novas mulheres conscientes e dispostas a doar leite humano porque o período de lactação é bastante curto na vida da mulher", explicou Aléxia Ferreira.

No lançamento da campanha, o ministério homenageou a mulher que doou a maior quantidade de leite. Moradora do Distrito Federal, Sara Pontes doou 297 litros de leite quando estava amamentando seu segundo filho. A quantidade é suficiente para alimentar 3,7 mil recém-nascidos num só dia. Para isso, ela gastava apenas três horas por dia. "Eu fiquei surpresa porque eu nem sabia quanto leite eu doei", contou Sara.

Mãe de um bebê de quatro meses, Maria Ivonete Duarte disse que tomou a iniciativa de doar apenas depois que teve seu segundo filho. "Achei necessário. Tem tanta criança passando necessidade por falta de leite materno", disse.

De acordo com Aléxia Ferreira, o ministério também pretende ampliar a rede nacional de bancos de leite humano. Hoje, são 180 bancos públicos, vinculados à Fundação Oswaldo Cruz, e cerca de 15 privados. Até o final do ano, o ministério deve inaugurar dez novos bancos e, em 2005, outros dez.

* Agência Brasil/Por Cecília Jorge

Veja as noticias:

Campanha pretende aumentar doação de leite materno

Brasil tem maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo

Como é feito o controle de qualidade dos bancos de leite maternos no Brasil

A importância do aleitamento materno

Mesmo com maior banco de leite materno do mundo, Brasil ainda carece de doadoras

Entenda como é feita a coleta e armazenagem de leite humano no Brasil

Venezuela adota técnica dos bancos de leite brasileiros